De fato, quem tem um escritório de advocacia sabe que a Ordem dos Advogados do Brasil impõe diversas restrições para o uso da internet isso passa a ser um desafio grande a ser vencido. Contudo, quando pensamos no marketing digital, ele passa a ser algo possível e, ainda, importante para quem quer ter seu negócio alavancado.
Por isso se você é advogado, confira algumas informações importantes sobre o papel do marketing, da criação de sites, do inbound marketing e do marketing de conteúdo para o seu segmento.
Entenda por que a criação de sites é tão importante para um advogado
Primeiro, é fundamental que o advogado aposte na criação de sites, seja um advogado criminalista, cível ou do setor imobiliário ou qualquer outra área. Se você ainda não tem, precisa correr atrás disso, pois quando pensamos em marketing digital, o site passa a ser a sua casa na web.
No site, você poderá disponibilizar informações da maneira como quiser. Há quem prefira as redes sociais, porém esse profissional não pode e não deve se limitar a ela. No entanto, seu site precisa ser rápido, adaptado aos diferentes dispositivos móveis existentes e, ainda, ter usabilidade.
Inbound marketing e o funil de vendas que resulta na fidelização de clientes
Depois de apontarmos a importância da criação de sites para o advogado, o inbound marketing é fundamental para quem quer ter um escritório de advocacia, pois como é uma empresa, esse estabelecimento precisa ter saúde financeira, um programa de recrutamento, de iniciativas que tornam os processos mais rápidos e, ainda, o marketing.
No inbound marketing, falamos sobre o funil de vendas que consiste em atrair, converter, vender e encantar. Na atração, estamos falando com a persona, aqui cabe ao escritório despertar a atenção das pessoas que estão em busca de conteúdos jurídicos ou de um advogado que o representará.
A conversão é a segunda etapa do funil de vendas e aqui, o objetivo é conseguir informações e contatos dessas pessoas que chegaram ao site, pois a partir disso, seu escritório poderá fazer a interação e apresentar o seu trabalho.
Depois, o foco está na venda! Com todas essas informações que foram passadas, se a pessoa estiver precisando de um advogado, você passa a ser a opção para ela. Prestado o serviço, será necessário continuar com o processo focando em encantar. Assim, sua missão é fidelizá-lo, pois assim caso ele tenha uma nova necessidade ou algum conhecido precise, ele vai te indicar!
Marketing de conteúdo e as respostas que as pessoas buscam na web
Ainda falando do marketing digital, o marketing de conteúdo é importante para o advogado. Aqui, sua missão será apresentar sua forma de trabalho a partir do desenvolvimento de artigos. Essa tática é bem aceita, porque ela não é invasiva e, mais do que isso, quem lê percebe a importância disso.
Além disso, não há com o que se preocupar, porque a técnica encontra regulamentação no Código de Ética dos advogados que é um documento que apresenta uma rigidez alta quando o profissional busca fazer propaganda.
Por meio do marketing de conteúdo, você poderá responder os principais questionamentos das pessoas. Com um conteúdo de qualidade, as dúvidas serão respondidas e a pessoa que lê dará valor a informação e o novo conhecido, poderá vir a ser um cliente.
Com um bom marketing de conteúdo, com as chamadas para ação corretas, provavelmente você poderá escolher os clientes, aqueles clientes que te dão dor de cabeça poderão ficar de lado, vai por mim, essa prevenção, evitar esses clientes é a melhor forma de aliviar dores de cabeça, e só quem tem bastante clientes pode fazer isso.
É ai que entra o marketing digital jurídico, quando bem feito, os clientes correrão atrás de você, os clientes é que te procurarão, em vez de você ter que procurar, somando isso ao fato de que terão muitos clientes te procurando, você poderá escolher só os clientes que valem a pena dedicar o seu tempo.