Quando uma pessoa que depois de muitos anos, está pensando e se planejando em aposentar, deverá seguir alguns critérios e se atentar. As novas regras e novos critérios para se conseguir um benefício mudaram, com a reforma da previdência de 2019.
Isso é algo que envolve muitas questões técnicas para se conseguir um benefício previdenciário. E todas as questões técnicas envolvem todos os tipos de benefícios: Aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, tempo de contribuição e etc…
Todas essas questões podem ser resolvidas por meio da contratação de um advogado previdenciário, especializado.
O que um advogado previdenciário faz?
Este tipo de advogado, especialista em direito previdenciário, é um profissional capacitado e que conhece todo o funcionamento da legislação envolvendo a concessão de benefícios. Ele conhece todas as regras do INSS e a de servidores ou de regimes próprios.
Um advogado previdenciário quando contratado, tem como objetivo analisar e conseguir utilizar todo o seu conhecimento para se obter o benefício que o usuário tem direito ou seus dependentes. Ele presta serviço aos trabalhadores que não tem direito, a saber o caminho para se aposentar ou se programar para isso.
Se você quer se pré informar sobre questões ligadas ao INSS, você poderá consultar em sites pela internet, mas isso não vai substituir alguém formado e especializado nisso… Sendo assim, se está em dúvida por onde começar, procure a ajuda de um advogado previdenciário.
Quais as funções do advogado previdenciário?
Esse profissional tem como a principal função acompanhar, fiscalizar e atender todas as etapas da solicitação e análise de benefícios e seus direitos junto ao INSS. Dependendo do tipo de benefício, será necessário contratar um advogado previdenciário. Este irá fazer uma diferença muito grande para que tudo ocorra dentro do prazo.
Existe alguns pontos em questão que um profissional poderá te auxiliar em um processo e são eles:
- Solicitar aposentadoria por idade, invalidez, especial e outras;
- Ajuda em eventos como solicitação de auxílios doença, acidente e reclusão;
- Fazer toda a contagem do tempo de serviço trabalhado;
- Planejar e calcular o tempo de contribuição de um benefício previdenciário.
Por que devo contratar um advogado de direito previdenciário?
Existem 3 pontos principais que poderão fazer um diferencial ao contratar um especialista em direito previdenciário e são eles:
- Antes de solicitar um benefício, o advogado previdenciário irá fazer um planejamento e análise prévia. Ele irá buscar te auxiliar a encontrar os melhores caminhos e pode até antecipar sua aposentadoria;
- Quando se vai solicitar um benefício, um advogado previdenciário irá auxiliar na produção de uma petição ao INSS muito minuciosa e discricionária. Ele irá juntar todos os documentos que poderão até aumentar o valor do seu benefício, te encaixando em regras mais vantajosas.
- Em caso de pessoas já aposentadas, ele poderá auxiliar na concessão ou revisão de direitos previdenciários. Isso poderá fazer com que um benefício possa ser revisado e encaixado na categoria certa, podendo trazer aumento nos valores ou pagamento de atrasados.
Quanto cobra um advogado previdenciário para aposentadoria?
Muitas pessoas querem saber quanto cobra para aposentadoria o trabalho de um advogado previdenciário antes do início de um processo no INSS. O responsável por isso é o advogado previdenciário. Ele irá conduzir todos os passos para que haja um aumento nas chances de concessão de um benefício.
Ele auxilia uma pessoa a conseguir todos os tipos de aposentadorias existentes, auxílio-doença, pensão por morte e etc… Atualmente, todos os tipos de advogados devem seguir a tabela disponibilizada pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil da regional para determinar os valores.
Uma das regras simples é que o profissional advogado previdenciário não pode cobrar menos do que o valor determinado pelo órgão e não mais do que você irá receber. O valor irá variar a depender da complexidade do caso e do tipo de benefício solicitado.
Em geral, os honorários são pagos ao advogado previdenciário em percentuais. Estes podem ser em cima dos atrasados ou na quantidade de benefícios conseguidos.
Reforma da previdência
Se você não conseguiu entender o tipo de benefício que você irá se enquadrar após a reforma da previdência, é essencial contratar a análise de um advogado previdenciário. Muitas foram as mudanças e com isso, ter alguém com assertividade para analisar o seu caso é o ideal.