O advogado no Brasil é um dos profissionais mais respeitados e tradicionais, podendo atuar em diferentes áreas. Sendo assim, para quem quer abrir um escritório de advocacia, é importante ter uma especialização, garantindo maior assistência aos clientes e sociedade. No entanto, justamente por existirem diversos ramos, pode ser difícil escolher o ideal. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre como escolher qual área do direito seguir carreira.
1. Afinidade
Um dos primeiros pontos é a afinidade que você tem com a área que pretende seguir. Afinal, será necessário estudar dia e noite, conhecer os princípios básicos, analisar a rotina, etc. Nesse sentido, você terá que estudá-la com frequência, o que pode se tornar ainda mais chato e cansativo se você não tiver o mínimo de afinidade. Portanto, faça um trabalho profundo de autoconhecimento para encontrar o melhor segmento.
2. Considere a demanda e concorrência
De nada adianta trabalhar com o que gosta se não há demanda para isso, certo? Ou ainda, se a concorrência está em níveis gigantescos e praticamente impossíveis de se destacar. Ao analisar a demanda e concorrência da área, você pode encontrar um espaço que se destaque.
3. Pense no futuro
É fundamental ter um plano de futuro em sua carreira, analisando suas expectativas para a área, se há riscos de problemas, se especialistas indicam outra opção, etc. Dessa forma, você estará preparado para caso uma área perca seu valor no futuro. Afinal, de nada adianta seguir uma carreira que está fadada ao fracasso, certo?
4. Conheça a rotina de trabalho
Por fim, mas não menos importante, antes de bater o martelo sobre a área de atuação que pretende seguir, é importante acompanhar audiências, analisar diligências, participar de conciliações, conhecer a dinâmica de um escritório, etc. Dessa forma, você conhece melhor a rotina de trabalho do profissional e pode praticar todas as atividades que englobam o segmento. Ao vivenciar o dia a dia de cada área, você consegue avaliar se realmente é aquilo que deseja para você.
Então, agora que você sabe como escolher qual área do direito seguir carreira, já pode colocar em prática nossas dicas. É muito importante fazer um trabalho de autoconhecimento, a fim de escolher um ramo que você se identifique. Mas, além disso, também é importante conhecer o mercado, a concorrência e a demanda. Dessa forma, você terá certeza de uma carreira séria e duradoura, com muito esforço e trabalho.