Golpes na internet

Conheça os golpes na internet mais comuns e como se proteger

Muito provavelmente você já foi ou conhece alguém que foi vítima de algum golpe na internet, certo? Portanto, se você está cansado desses golpes, é preciso entender como eles funcionam. 

A internet chegou para melhorar a vida de milhões de pessoas. Entretanto, como qualquer ambiente, está sujeita a riscos. Se você ou sua empresa não possuem o DPO as a service, para proteção de dados, confira dicas sobre golpes na internet.

Certamente, após você entender mais sobre esses crimes, como diminuir os riscos de cair nesses golpes e o que fazer para denunciar, sua vida na internet ficará mais tranquila. Só assim você vai poder usufruir os benefícios da internet na rotina de cada um.

Como ocorrem os golpes na internet?

Como ocorrem os golpes na interne

O golpe tem o intuito de inserir uma informação falsa durante o uso do seu telefone para que terceiros tirem proveito da situação. Entretanto, alguns golpes são bem fáceis de perceber e mesmo assim algumas pessoas caem.

Portanto, é muito importante que você seja criterioso quando decidir clicar ou entrar em algum link. Por isso, perceber a veracidade da informação é muito importante, assim como garantir que o site ou link são verdadeiros, entre outras ações.

Os mais comuns são aqueles com promoções muito atrativas ou com um cupom de desconto de uma loja super conhecida. Os criminosos da internet sempre vão tentar bagunçar com seu imaginário para tentar arrancar algum dinheiro fácil de você.

Confira os golpes na internet mais comuns

1- Golpes no Whatsapp

Certamente o golpe através do WhatsApp é o mais comum e preferido dos criminosos. Eles acontecem quando através de algum link suspeito acessado pelo usuário, eles passam a ter acesso ao número e contatos da pessoa. 

Outra maneira de clonar o Whatsapp é quando os criminosos passam por atendimento de suporte técnico ou de algum banco ou cobrança. A partir disso, o usuário passa as informações necessárias para a clonagem.

Por isso, é muito importante que você saiba que não é comum empresas de telemarketing ou de bancos pedirem dados do cliente. Portanto, caso seja solicitado, desconfie e denuncie.

Por fim, um golpe que vem crescendo bastante, é quando o criminoso se apropria da sua foto e coloca em outro número para, com seus contatos em mãos, pedir dinheiro. Por isso, é muito importante que seus amigos e familiares mais próximos não se tornem vítimas e busquem sempre comprovar a veracidade dos fatos.

2- Golpe de vaga de emprego

Os criminosos usam da necessidade das pessoas de buscar emprego para tirar proveito e ganhar, mais uma vez, dinheiro fácil. Esse golpe funciona com os criminosos anunciando vagas em redes sociais, SMS ou até ligações telefônicas.  

A partir do momento que eles conseguem uma possível vítima, eles a fazem passar por processo seletivo falso e em determinado momento dizem que para seguir na seleção ou para ser contratado é necessário pagar algum valor, como por exemplo, exame admissional.

Como a pessoa está precisando muito de um trabalho ela aceita e faz o pagamento. Entretanto, após esse valor ser enviado ou depositado, o suposto recrutador some. Com isso, a pessoa fica sem dinheiro, sem emprego e continua na batalha diária de conseguir um novo emprego.

3- Golpes de grandes descontos

Golpes de grandes descontos

Sabe quando você está louco para comprar um telefone novo ou um tênis dos sonhos e aparece uma postagem nas suas redes sociais com um super desconto da loja? Então, esse é um dos golpes mais comuns hoje em dia.

Você acha que é o site daquela loja, mas ele não é. Os criminosos criam um suposto site, muito parecido com o verdadeiro, quase imperceptível. Com isso, você ou a pessoa entra no site, realiza a tão sonhada compra e depois o produto não chega.

Para que golpe como esse não aconteça é preciso ter cuidado com o link do site, muitas vezes o site fake tem algum caractere a mais, seja uma letra ou número. Por isso, desconfie de descontos extremamente altos ou verifique indo até o site da loja através de um buscador.

4- Golpe do boleto falso

Sabe aquela cobrança que você já está acostumado a receber por e-mail? Então, tome cuidado para não receber uma cobrança falsa. Antes de pagar o boleto, confirme a veracidade do remetente do e-mail. Assim como sites, podem parecer verdadeiros mas contém alguma diferença mínima. 

O próprio boleto bancário pode indicar a armação. Através de um beneficiário desconhecido ou diferente daquele da cobrança. Até mesmo as tradicionais barras podem estar falhadas, obrigando você a pagar apenas pelo código.

O que fazer agora que você caiu em um golpe?

Agora que você conheceu alguns dos golpes mais comuns na internet, chegou a hora de saber como proceder após se tornar vítima de crime cibernético ou até mesmo quando você apenas desconfiar daquele site ou mensagem.

O primeiro passo é encontrar uma Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI). Esse tipo de delegacia, como o nome já deixa bem claro, é especializada em investigar e punir criminosos da internet.

Após isso, é preciso registrar seu Boletim de Ocorrência, é importante tentar juntar e levar provas do crime, como por exemplo, prints de tela do e-mail ou do site, assim como print de conversa e número de telefone.

Outra maneira muito boa de relatar um suposto golpe, é denunciar aquela conta ou usuário para a plataforma na qual você se encontra. Com isso, a empresa poderá abrir uma investigação interna sobre a conduta daquele site ou usuário.

Conclusão

Com tudo isso exposto, você pode perceber a enormidade de formas de criar golpes na internet. Portanto, é muito importante que você esteja sempre atento quando entrar em um site, clicar em um link ou receber um telefonema.

Os criminosos sempre tentarão novas táticas para enganar a população. Com isso, é importante que você tente estar sempre um passo à frente que eles. Por isso, sempre desconfie de sites com preços muito baixos, ou um telefone solicitando dados e fazendo cobranças. 

Por fim, vale lembrar que nunca se pode passar informações pessoais e dados por telefone para empresas e bancos. Quando for solicitado, desconfie e denuncie.