O direito tem sido uma das principais e mais renomadas profissões ao longo dos anos, e muitas pessoas, até os dias de hoje, escolhem seguir esta carreira. Seja por conta dos altos salários, por tradição familiar, pelas grandes oportunidades de trabalho ou pelos benefícios que os profissionais que atuam na área possuem.
Passar para a faculdade de direito é um desafio e tanto, mas esta é apenas a primeira das outras adversidades que as pessoas que escolhem seguir essa carreira enfrentam no decorrer das suas trajetórias. Pois outro desafio, é saber como divulgar seu escritório de advocacia de forma ética e eficiente.
Isso porque, apesar de fazer parte da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ser muito importante e necessário para começar a exercer a profissão, um advogado que deseja realmente ser reconhecido e fazer sucesso, precisa investir em seu próprio nome e em seu próprio escritório.
Para isso, é necessário saber exatamente como investir em marketing jurídico, que trata-se do tipo de marketing adequado para advogados, visto que por se tratar de uma profissão cheia de tradições, é preciso fazer um tipo de marketing que não fira a ética e a imagem que cerca a profissão.
Mas não são apenas os profissionais de advocacia que enfrentam certas “restrições” a respeito do marketing e da propaganda que podem ou não fazer para divulgar seus serviços. Outros tipos de profissões enfrentam os mesmos desafios, como os psicólogos, os médicos e os profissionais odontológicos.
Essas profissões todas envolvem certos valores que não podem, e não devem, ser vendidos, ao contrário do que é comum fazer com outros tipos de serviços. E exatamente por conta dessas restrições, é que o marketing e a propaganda se tornam mais difíceis para os profissionais destas áreas.
No entanto, apesar de ser um pouco mais complicado, não é impossível, e nós preparamos este artigo exatamente com o intuito de te ajudar com isso, caso esteja tendo dificuldade em divulgar o seu trabalho.
Aqui separamos 4 dicas de como você pode fazer um bom marketing jurídico para seu escritório de forma ética e eficiente. Com elas, você saberá exatamente o que precisa fazer e será capaz de divulgar o seu trabalho sem deixar de lado todas as tradições que envolvem essa profissão.
Invista em um bom logotipo
Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer é investir no logotipo do seu escritório. Isso porque em todos os lugares que você for aplicar o marketing para fazer a divulgação do seu negócio, seu logotipo deve aparecer, de forma que as pessoas conheçam o seu nome.
A forma como você decide criar o seu logo, é como você transmitirá a seus futuros clientes o seu posicionamento, além de ser a primeira coisa que pode, ou não, atraí-los.
Um folder bem elaborado faz toda a diferença
Por mais que muitos advogados não dêem a devida atenção para um folder, saiba que ele pode ser uma das suas principais estratégias de marketing, além de ser a que mais conquista novos clientes.
Um folder bem elaborado, com o seu logotipo e outras informações essenciais, mostrará, de forma tangível, ética, sofisticada e simples, quais são os serviços prestados por você e pelo seu escritório.
Basicamente, no folder você deve incluir quais são os advogados que trabalham no escritório (caso haja mais de um), suas respectivas especialidades e seus contatos. Você também pode incluir algumas particularidades que acredita que será útil para atrair a atenção de novos clientes.
Faça uso do marketing digital
O marketing digital é o que está dominando o mundo atualmente, além de ser a principal, e melhor maneira de divulgar todo e qualquer tipo de serviço, inclusive os serviços jurídicos.
Basicamente, o marketing digital faz uso de sites, blogs e das redes sociais para divulgar conteúdos relevantes que sejam de interesse do público, a fim de atrair os interessados para determinado serviço, neste caso, para seu escritório de advocacia.
Ao oferecer esses conteúdos, em troca, você pode solicitar o e-mail daqueles que ficarem interessados e continuar a cativá-los com o seu serviço até que, finalmente, tornem-se clientes.
Promova eventos e palestras
Por fim, promover palestras e eventos é uma boa forma de fazer o marketing do seu escritório e dos serviços oferecidos. Os eventos podem ser abertos ao público ou com foco em estudantes de direito, com palestras feitas pelos advogados do seu escritório, e vocês podem falar sobre os mais diversos temas.
Caso opte por fazer um evento aberto ao público, para que eles conheçam melhor o seu trabalho, você pode falar do software jurídico que utiliza em seu escritório e como ele é capaz de otimizar seu trabalho e todos os processos, o que mostrará eficiência e profissionalismo.
Se você seguir todas essas dicas, sem dúvidas conseguirá divulgar seu escritório de advocacia sem nenhum problema.