Tornar-se um advogado é o sonho de muitas pessoas, visto que é uma das profissões mais tradicionais e reconhecidas no país. No entanto, existem diversas áreas de atuação, fazendo com que muitos fiquem perdidos no momento de escolher a melhor opção para seguir. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as áreas do direito que estão em alta atualmente para que você possa abrir seu escritório de advocacia no futuro. Vamos lá?
1. Direito digital
Essa é uma das áreas que mais vem crescendo no Brasil, principalmente após a aprovação do Marco Civil da Internet, em 2013. Isso porque, a regulamentação do ambiente digital se tornou uma necessidade, gerando novos cargos e demandas. Aqui, o profissional é responsável por questões jurídicas relacionadas à internet, usuários e provedores.
2. Direito ambiental
Os advogados ambientais se dedicam ao acompanhamento de processos de licenciamento e infrações ambientais. Além disso, também podem atuar em processos judiciais civis e criminais relacionados ao meio ambiente. O profissional pode atuar tanto em ONGs quanto em empresas privadas, garantindo o cumprimento das leis de responsabilidade com o meio ambiente.
3. Direito civil
Essa é uma das áreas mais tradicionais e amplas do direito, com diversas alternativas de atuação. Os advogados devem garantir os interesses individuais dos cidadãos, relacionados a bens, questões familiares e demais instâncias.
4. Direito do consumidor
O advogado do direito do consumidor cuida das relações jurídicas entre fornecedores de produtos e serviços e seus consumidores. Eles se baseiam no Código de Defesa do Consumidor, a fim de garantir os direitos dos cidadãos ou oferecer assistência jurídica às empresas.
5. Direito empresarial
Aqui, o advogado se dedica aos interesses de empresários e instituições privadas, podendo atuar na assistência jurídica para os mais diversos processos empresarias. Sendo assim, realizam a abertura ou fechamento de empresas, elaboram contratos e estatutos, registro de marcas e patentes, processos de falência e recuperação de empresas, etc.
6. Direito tributário
Por fim, o advogado tributário é o ramo que trata de impostos e tributos. Aqui, os profissionais são responsáveis por todo o planejamento tributário de empresas e processos de execução fiscal. Além disso, acompanham burocracias diversas relacionadas aos tributos, sendo uma área bastante requisitada devido à complexidade tributária do Brasil.
Então, agora que você conhece algumas das áreas do direito que mais estão em evidência nos dias atuais, já pode estudar sobre cada uma delas de forma mais aprofundada para escolher qual pretende seguir.