A Taxa de homicídio em São Paulo segundo o Atlas da Violência – IPEA é de 3.361 mortes no ano de 2019, último ano para o qual o estudo divulgou dados. O relatório aponta ainda que o estado de São Paulo tem uma das menores taxas de homicídios nacionais, registrando uma média de 7,3 mortes para cada 100 mil pessoas.
Ainda, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a cidade de São Paulo tem uma média de 4,41 mortes por homicídio para cada 100 mil habitantes. O número representa o período entre novembro de 2021 a outubro de 2022. Além disso, Esse é o menor índice de homicídios da capital paulista em 22 anos.
Entenda a Taxa de homicídio em São Paulo
As estatísticas divulgadas pelo último ato da violência apontam um total de 3.361 municípios no Estado de São Paulo em 2019. Já no ano anterior, 2918, o número de homicídios registrados no estado foi de 3.727 mortes.
Já o ano mais violento no Estado de São Paulo, desse 1989, segundo as estatísticas do Atlas – IPEA, foi 2001. Pois, nesse ano, o estado registrou 15.773 homicídios, uma das taxas mais elevadas na história dos estados brasileiros.
Desde então, o estado tem apresentado uma queda no índice de homicídio ano a ano. Um reflexo no aumento no investimento em políticas de segurança pública estaduais.
A Taxa de Homicídio em São Paulo capital
A Secretaria de Segurança De Estado de Segurança Pública, SSP – SP, divulgou dados sobre o índice de homicídios na capital paulista. Então, conforme o órgão oficial, a taxa de homicídios na cidade de São Paulo é a menor em 22 anos.
Afinal, São Paulo capital registrou uma média de 4,41 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas entre novembro de 2021 e outubro de 2022.
Agora em 2022, nos dez primeiros meses do ano, foram registrados 558 homicídios na cidade de São Paulo. Ou seja, uma redução em 17% na taxa de homicídios da capital quando comparado ao mesmo período do ano de 2019.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou considerar o ano de 2019 para a comparação, por ser o ano antes da pandemia. Pois, em 2020, houve uma redução de 45% na circulação de pessoas devido ao isolamento social segundo dados Instituto de Pesquisas tecnológicas – IPT.
Taxa de homicídio em São Paulo e a violência na região Sudeste
Embora o índice de homicídios tenha caído no Estado de São Paulo, a região sudeste ainda é a segunda mais violenta do país. Por que, conforme dados do Atlas da Violência, registrou um total de 10.849 homicídios no ano de 2019.
Ou seja, a região sudeste fica atrás apenas da região Nordeste no número total de homicídios no país. Afinal, o nordeste brasileiro contabiliza um total de 18.669 mortes em 2019, quase 9 mil mortes a mais.
Conclusão
Tanto o estado de São Paulo, quanto a capital paulista, tiveram queda significativas na taxa de homicídios. Segundo a SSP-SP, a Operação Sufoco, que dobrou o policiamento nas ruas da cidade de São Paulo, é uma das principais responsáveis por essa queda nos assassinatos na capital.
Quer saber mais sobre a taxa de homicídio em São Paulo? É só comentar!